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Os enunciados corporais emergentes nas danças circulares de Iemanjá
Flávio Cardoso dos Santos Junior

Última alteração: 2018-08-23

Resumo


O estudo que ora se faz presente trata-se de um “fragmento” da Dissertação de Mestrado, apresentada em 2015, ao Programa de Pós Graduação em Desenho, Cultura e Interatividade (PPGDCI) da Universidade Estadual de Feira de Santana e se tratou de uma investigação que teve como foco de análise os desenhos das danças circulares do Orixá Iemanjá e foi realizado na cidade de Salvador, capital baiana nos anos de 2014 e 2015 envolvendo quatro filhas de Iemanjá. O objetivo geral consistiu em analisar os desenhos das danças circulares de Iemanjá. De forma especifica teve-se como propósito verificar através de fotografias, filmagens e desenhos os movimentos das danças de Iemanjá; entender melhor essas danças, através da interlocução nas falas das filhas de Iemanjá; reconhecer os desenhos das fotografias que expressam as danças de Iemanjá; e identificar e analisar através das imagens, filmagens e desenhos as simbologias corpóreas enunciadas em tais danças. O problema de investigação persistiu em descobrir: quais são os desenhos observados nas danças circulares de Iemanjá? Para alcançá-los a pesquisa lançou mão de estudos de base antropológica, cultural e histórica fazendo uso do Método Etnográfico, na perspectiva da metodologia conhecida como HP (Depth Hermeneutcs) de John B. Thompson, onde as filhas de Iemanjá eleitas para o estudo cederam suas imagens e falas no intuito desses elementos servirem de aporte para a análise em questão. As mesmas foram entrevistadas e observadas no Terreiro ao qual elas pertenciam e em outros espaços informais previamente combinados. A partir dos dados colhidos de forma auditiva e visual chegou-se aos desenhos emergentes de suas danças. Assim, a pesquisa traz a possibilidade de servir como instrumento pedagógico, no sentido da mesma oferecer possibilidades de observar a imagem do corpo que dança enunciando os desenhos e histórias étnicas dos dançantes, que eles originaram, significaram e até hoje estão inseridos dentro da religiosidade, além da essência do próprio orixá Iemanjá que expressa em suas danças elementos da Cultura Afro-Brasileira através dos movimentos de pilar o alimento, tremer, gingar, girar, cantar, se curvar, mexer a panela, pescar, embalar e amamentar a criança, entrar em transe e diversos outros.

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