Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, IV Seminário Nacional Corpo e Cultura

Tamanho da fonte: 
“MARIA GRAMPINHO” ENTRE TERRITÓRIOS E FRONTEIRAS DA DANÇA E O TEATRO.
valeria m. c. figueiredo, Alexandre Donizete Ferreira, Luciano D. O. Freitas

Última alteração: 2013-09-01

Resumo


O universo das histórias permeia a formação intelectual, imagética, social e cultural de uma sociedade. Os contos de fada, as canções infantis, as brincadeiras cantadas são expressões que permitem ao ser humano abstrair-se de seu mundo concreto, mas tem regras e organizações peculiares. São por vezes, pautadas em fatos inventados ou em pequenas verdades do cotidiano, e na mistura destes, criam-se ambientes que possibilitam lugares de investigação e criação. Escolheu-se o caminho híbrido entre dança, teatro e a arte de contar histórias. Maria Grampinho é uma historia verídica de uma mulher negra que viveu em Goiás Velho era acolhida por algumas pessoas, dentre eles a poetiza Cora Coralina. O espetáculo se baseia no conto “O que tem na trouxa de Maria?”, da autora goiana Diane Valdez. Utilizamos como referência a ideia de bricolagem, ou seja, uma capacidade de detonar novas conjugações, deslocando partes, mudando lugares, destituído tempos e construindo novos saberes. Discutimos sobre o processo de criação e as relações educativas que surgem dos processos colaborativos e de interação humana.

Texto completo: PDF